série: educação premiada

Unesco premia projetos de escola do campo em Santa Maria

Gilson Alves

Foto: Renan Mattos (Diário)

Localizada no distrito de São Valentim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, fundada em 2 de abril de 1974, é uma das oito instituições de ensino de Santa Maria premiadas com o selo de certificação da Unesco, dentro do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência e a Cultura (PEA). Com o projeto "Vivenciando o ser, saber e fazer do campo", o colégio trabalha, entre outros pontos, a identidade com o local, a origem, as atividades no campo, a busca pela sustentabilidade e a valorização do tradicionalismo.

Projeto de cultura da paz de escola santa-mariense é premiado pela Unesco

- A cada ano, fizemos um estudo e vamos encaixando os alunos em projetos. Em 2018, trabalhamos com cinco temas: identidade rural, que trata do pertencer no nosso distrito; cozinha experimental, que explora a culinária da região; cultura popular gaúcha, com danças e a prática da bocha; horta escolar, que desenvolve atividades com canteiros, plantações, adubo orgânico; e o artesanato rural, que usa materiais da região e, dali, produzem objetos da nossa localidade - explica a coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental, Laura Leite Moreira.

O diretor da instituição, Genésio Pigatto Ferrari, destaca que a certificação é resultado do trabalho coletivo de alunos, pais e professores. Segundo ele, é como se a comunidade "comprasse a ideia".

Reconhecido pela Unesco, escola de Santa Maria trabalha projeto de inclusão de alunos

- Estamos na gestão há 15 anos e agregamos, na escola, o fazer, o viver e o valorizar o campo e suas origens. Levamos para as famílias atividades afins. Temos professores com o perfil de trabalhar em escolas de educação para o campo, porque é uma realidade diferente que a da cidade - declara Ferrari.

CULTURA GAÚCHA
Entre os projetos desenvolvidos, está o Cultura Popular Gaúcha. Ministrado pela professora Cristiane Gasparini da Rocha, o projeto tem atividades como danças, jogos e brincadeiras.

- Resgatamos a cultura de nosso Estado e cultivamos a tradição. É uma aula divertida. São atividades diferentes daquelas normais de sala de aula - diz Cauan Santos Oliveira, 15 anos, aluno do 7º ano.

Programa da Unesco premia oito escolas de Santa Maria

A escola também aposta em outras atividades complementares, como a cozinha experimental, que trabalha com receitas e com "coisas que a vó faz", segundo a definição dos alunos. Outro orgulho da instituição é o artesanato rural, com oficinas ministradas pela professora Rosecler Marquezine que envolvem o aprendizado de técnicas como tricô, crochê e tapeçaria.

INSTITUIÇÕES PREMIADAS

Rede municipal 

  • Altina Teixeira
  • Vicente Farencena
  • Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Chácara das Flores
  • José Paim de Oliveira
  • Pão dos Pobres
  • Intendente Manoel Ribas

Particular

  • Santa Catarina

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Descubra UFSM terá a presença de outras instituições de Ensino Superior Anterior

Descubra UFSM terá a presença de outras instituições de Ensino Superior

Universidade Franciscana abre 88 vagas para mestrado e doutorado em Santa Maria Próximo

Universidade Franciscana abre 88 vagas para mestrado e doutorado em Santa Maria

Educação